Sertran

 

Para ter mais eficiência em sua frota de mais de 600 veículos, maior segurança para motoristas e passageiros, além de reduzir custos com combustível, a Sertran Transportes e Serviços, empresa que atua no mercado de transporte de passageiros nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, buscou a parceria com a Mix Telematics, uma das maiores empresas de telemetria e gestão de frotas do mundo, por meio da sua revenda brasileira CRM.

Kleber Grazina, diretor de Operações da Sertran, explica que a empresa teve um crescimento muito rápido, mas sempre com preocupação com a segurança e a educação dos motoristas. Atualmente, são 1.600 profissionais trabalhando na empresa. 

"Buscávamos inicialmente o auxílio de instrutores indo até as garagens para treinar o pessoal, em um trabalho corpo a corpo enquanto era pequena, no início; buscava de forma manual o trabalho, o que demandava muito tempo, tínhamos resultados imediatos, mas não se perduravam", diz.

O executivo conta que, no início, era mais simples conhecer o perfil de cada colaborador e educá-los para dirigir com atenção e segurança. Com o crescimento, tornou-se necessário ter mais controle da frota em operação e dos motoristas em atividade.

Diante disso, foram identificados alguns indicadores, como excesso de velocidade, aceleração e frenagem bruscas, alta velocidade na chuva, aumento do consumo de combustível, entre outros pontos. "Com base nos resultados, optamos pela telemetria, que é um sistema para aumentar ainda mais a inteligência do trabalho", diz.

Resultados

Em uma segunda etapa, a Sertran incluiu nesse processo a identificação dos motoristas, por meio de solução da MiX Telematics, que chegou na raiz das ocorrências. "Após esse processo, a frota cresceu e concluímos a montagem do Centro de Controle Operacional que usa ferramentas modernas de tecnologia, como business intelligence, para gerenciar a frota e funcionários espalhados nas cidades onde operamos", diz Kleber.

Hoje, a Sertran conta com 100% da frota usando a ferramenta de gestão da MiX Telematics, e notou resultados muito positivos; o ganho de segurança foi de mais de 90% por conta da redução de acidentes. Além disso, caiu o consumo de combustível, gastos com horas extras, custos com acidentes e veículos, entre outros indicadores.

"Testamos, por exemplo, as soluções em temperaturas altíssimas, como em Pedro Afonso, Tocantins, onde não chove o ano todo. Lá, os motores dos veículos funcionam a 92 graus, em média, e também não tem aparelhagem de torres de comunicação. Mesmo assim, o sistema da MiX Telematics funcionou perfeitamente", relembra.

Comportamento

Kleber ainda enfatiza que assim que a Sertran passou a analisar o comportamento dos motoristas, identificou vários vícios de direção, que interferiam diretamente na performance e nos resultados. 

"Além dos resultados de redução de custos, ficamos felizes em trabalhar o lado humano dos nossos colaboradores, que estão sendo treinados de forma muito positiva. Não criticamos ninguém, mas propomos novas formas de trabalho para os motoristas, pois eles precisam ter um dia satisfatório para poderem ter uma vida feliz assim que chegam em casa", destaca.

 

"Instruímos para que eles dirijam com consciência, pois trocar muito a marcha pode doer a perna, frear bruscamente gera sustos e tudo isso não é bom. Eles já precisam lidar com o trânsito caótica das regiões cobertas por nós, então nada melhor do que ter um comportamento sadio. Dessa forma, com inteligência, dedicação e uma solução eficiente e online, mudamos a cultura da empresa e todos estão felizes e gerando resultados cada vez melhores", orgulha-se Kleber.